“Conhecer as pessoas, antes da pedagogia”
Educar para transformar é olhar para as pessoas, para suas trajetórias, para seus repertórios individuais. É perceber para além da técnica, o ser humano com quem estamos nos relacionando.
A humanidade que fica escondida, que levam a educação por um lado mais técnico, mais duro, mais
Trazer à tona a subjetividade é lembrar os professores de que antes de tudo somos todos seres humanos.
A educação não é linear. Cada pessoa que chega na Escola traz consigo uma bagagem, uma história. Por isso não podemos compararcolocar todos em uma caixinha Não podemos dizer vamos partir daqui..Porque cada um parte do seu saber e de seu não saber, do seu jeito de sentir.
Não tem um mesmo ponto partida para todos. o que precisamos é entender que a Educação na Escola é um lugar para tirar da forma, tirar do lugar igual, das repetições, do padrão. Porque a gente sempre
Quando é a que mudamos a engrenagem
quando percebermos que as crianças, as pessoas são antes de tudo são pessoas, são gente!
Pedagogia Subjetividade é diversidade, é circularidade e propõe a escuta que ouve com respeito, o olhar que vê com respeito e a construção de conhecimento a partir de todas as possibilidades disponíveis, porque estamos no caminho, estamos em construção e não temos a pretensão de sermos únicas onde podemos ser plurais.
Pedagogia Subjetividade é encontro, é viagem, é leitura, é desabafo, é confronto, é desequilíbrio e equilíbrio, é criança, é encanto, é coisa séria e sorriso fácil, é parceria, é novidade, é possibilidade, é vontade, complexidade, é subjetividade compartilhada.