Blog Dinâmica News

Feira das Ciências 2023 Territórios de Aprendizagem

Feira das Ciências 2023 Territórios de Aprendizagem

Jorge Nogared Cardoso, coordenador geral

As Feiras das Ciências da Escola Dinâmica são eventos enriquecedores que proporcionam aos estudantes a oportunidade de explorar o mundo das várias Áreas do Conhecimento, de maneira prática e interativa. Estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, são estimulados a participarem, com o objetivo de promover o interesse pela Ciência, ampliar a curiosidade e desenvolver habilidades científicas.

Em 2023, a Feira das Ciências teve como tema central os Territórios. Não apenas num contexto geográfico, mas também como espaços de ação e que nos afetam. As áreas do conhecimento e as disciplinas relacionadas estiveram representadas, tendo como norte o tema central. As turmas produziram apresentações, a partir de discussões, estudos e pesquisas em cada uma das disciplinas, com muita criatividade.

Na Feira das Ciências temos um ambiente onde os estudantes possuem a chance de investigar um tópico de seu interesse, realizar experimentos ou desenvolver projetos para conquistar e demonstrar seus conhecimentos. Eles podem escolher entre uma ampla variedade de áreas, como Biologia, Química, História, Geografia, Matemática e muito mais. Na Feira podem explorar desde fenômenos naturais até problemas do cotidiano, procurando desenvolver apresentações criativas e inovadoras.

Nossas Feiras têm uma estrutura organizada, em que os estudantes apresentam seus projetos em estandes ou mesas aos visitantes, incluindo colegas de classe, professores e familiares. Todos têm a oportunidade de percorrer os estandes, fazer perguntas e aprender com os expositores. Na escola, entendemos que participar de Feiras das Ciências traz muitos benefícios aos estudantes. Em primeiro lugar, eles desenvolvem habilidades de pesquisaanálise e resolução de problemas, aprendem a formular perguntas científicas, criar hipótesesplanejar métodos, coletar dados e analisar resultados. Habilidades que, certamente, são fundamentais para o pensamento crítico e a tomada de decisões baseadas em informações fidedignas.

Para além disso, desenvolvem, ainda mais, o trabalho em equipe e a colaboração entre eles, uma vez que se unem em grupos para realizar projetos, o que lhes permite compartilhar ideiasdividir tarefas e aprender com as perspectivas de seus colegas. Essa colaboração é essencial para o avanço científico, refletindo a dinâmica do trabalho em equipe no mundo profissional.

Certamente, um outro aspecto importante de uma Feira, como a nossa, é o estímulo ao interesse pela Ciência e às carreiras científicas, sejam em quais áreas forem. Os estudantes exploram e se envolvem em experimentos práticos, tendo a oportunidade de descobrir sua paixão pela Ciência e até mesmo considerar futuras carreiras nessa área. Eles percebem que a Ciência está presente em todas as áreas da vida e que poderão fazer contribuições significativas para o conhecimento científico.

A Feira das Ciências é, acima de tudo, uma forma de celebrar e reconhecer o trabalho intenso e a criatividade dos estudantes, onde

compartilham seus projetos e conhecimentos organizados com a comunidade escolar. Ela é uma real visibilização do aprendizado.

Por fim, compartilhando saberes, os alunos recebem feedback positivo sobre seus esforços e isto gera reconhecimento de todos diante do que apresentam, o que pode aumentar a autoconfiança e incentivá-los a continuar explorando a Ciência e perseguindo seus futuros interesses acadêmicos, de modo a serem ativos construtores do nosso mundo.