Unidades cercadas de verde, que valorizam o contato das crianças com a natureza e o aprender ao ar-livre como um espaço educador.
Assim é a Escola Dinâmica que acredita no aprender ampliado, que fornece experiências diversas, que ensina a desenvolver relações de afeto e significações, aberto a novas sensações e percepções, a descobertas sobre o outro e sobre si próprio.
“Quando a criança entra em contato com a natureza, a sua percepção de mundo é ampliada em três aspectos: o espacial, pois o universo da natureza é bem maior do que a casa, o apartamento, a sala de aula; o sensorial, porque há diversidade de ruídos, olfatos, texturas, cores e formatos; e o físico, já que aumenta a gama de movimentos importantes para o desenvolvimento e o crescimento delas”, explica a sócia-fundadora, diretora da Unidade Ambiental, e psicóloga Angela Diener.
Na Escola Dinâmica, o ideal que permeia esse olhar com foco na natureza é a máxima de “devolver à infância o que lhe é de direito”!
“Ao ar-livre é possível ampliar o processo de aprender trazendo para a vida acadêmica escolar múltiplas possibilidades para a expansão do conhecimento, para o olhar para si próprio, para o outro e tornando nossos alunos abertos a novas percepções e novos olhares para o mundo e para a vida”, conta a diretora.
Como os projetos acontecem na prática
Como parte do planejamento pedagógico anual, crianças e jovens desenvolvem atividades vivenciais em um amplo repertório de projetos pedagógicos que acontecem, semanalmente, nos espaços integrados à natureza das Unidades.
A coordenadora do Ensino Fundamental da Unidade Ambiental, Luciana Seemann, incentiva a equipe de professores a explorar os espaços verdes em projetos de diferentes disciplinas. “O contato com a natureza permite que a criatividade da criança seja potencializada e a experiência do contato direto, sensível e livre é indispensável para o seu desenvolvimento integral”, conclui Luciana.