Ambiental ficou dentre as 12 melhores, entre 68 Escolas, de 17 Países do Mundo.
Pela terceira vez, a Escola Dinâmica representa o Brasil na Olimpíada Internacional “British English Olympics – BEO”. Em 2019 e 2022 foi destaque, mas nesta participação de 2024, a Dinâmica Ambiental apresentou altíssimo desempenho, conquistando uma vaga para a Grand Finale e ficando entre as 12 melhores Escolas, dentre 68 instituições de ensino, de 17 países do mundo, com a participação de 713 alunos.
Mas a edição 2024 do BEO, que ocorreu entre os dias 28 de março e 12 de abril, em Londres, na Inglaterra, teve outro importante diferencial: a participação da Escola com dois times: além da Ambiental, a Escola comemorou a estreia da Unidade Leste na competição. Ao todo a Escola viajou com 36 alunos acompanhados pela diretora Angela Diener, pela assessora da direção, Rafaela Mattar, e pelos coordenadores da Unidade Ambiental, Daniel Froner e Mariana Martinhago, e da Unidade Leste, Vitor Campos e Aline Coelho da Costa.
Pela primeira vez no BEO, a Unidade Leste também foi competentíssima e chegou às semifinais, trazendo para casa dois troféus: o de melhor desempenho na sua chave, na primeira etapa da competição, e de melhor apresentação no desafio “Country Spotlight”. Já a Unidade Ambiental chegou à final e trouxe o troféu de melhor apresentação do “Investigation Challenge”.
As equipes disputaram as rodadas do BEO em chaves separadas das sete provas, envolvendo habilidades acadêmicas e artísticas, com apresentações e debates sobre o tema “Inteligência Artificial”. “Os desafios convidam os estudantes a levarem suas competências musicais, performáticas e de improvisação ao grupo de jurados que avalia inúmeros critérios para composição das notas”, conta a coordenadora e responsável acadêmica, Mariana Martinhago.
Outro importante fator no desempenho das provas é o emocional. “A capacidade dos alunos controlarem as emoções e permanecerem calmos sob pressão, em um contexto internacional, é uma habilidade essencial em uma competição no formato do BEO”, explica a diretora Angela Diener.
É que além das provas que já estão previstas em roteiro, os alunos também são desafiados a atuarem em “Improvisations”, que exigem, além da capacidade intelectual acadêmica, habilidades emocionais individuais e do grupo como um todo.
Nesse sentido, para a diretora Angela Diener, os alunos da Dinâmica foram exemplares. Considerando a idade e o nível da competição, nosso “Dream Team” deu um show de autoconfiança e respeito mútuo. “Estavam unidos, seguros e apresentaram o melhor, em uma linda jornada de superação! Voltamos para casa com o coração preenchido e muito orgulhosos pelo desempenho deles. Eles foram sensacionais”, emociona-se a diretora.