Criar possibilidades para que seus alunos expandam conhecimentos para além da Escola é uma das estratégias de aprendizagem da Dinâmica, que incentiva fortemente a participação em Olimpíadas do Conhecimento. A estratégia tem como foco validar os conhecimentos dos alunos em provas realizadas por diferentes instituições acadêmicas e em diferentes áreas do saber, como Física, Astronomia e Astronáutica, Química, História e Ciências.
A participação nas competições acontece, desde o final dos anos 90, como parte das ações de fortalecimento do trabalho pedagógico da Escola. Desde então, os resultados comprovam excelência, validam a orientação pedagógica e a condução do trabalho desenvolvido pela equipe. Em 2022, em cinco competições foram 134 medalhas. Em 2023, entre as provas que já divulgaram resultados, já são 72 premiações, entre medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.
“As conquistas de nossos alunos são individuais, mas enquanto Escola nos sentimos honrados, através dos resultados dos medalhistas, porque eles são exemplo de sucesso de uma Escola que acredita na construção conjunta do conhecimento, dentro e fora de sala de aula, com apoio do nosso time de professores e das famílias”, avalia a diretora da Escola Dinâmica, Angela Diener.
Também são desenvolvidos treinamentos focados para cada uma das provas, com professores especialistas, orientados ainda para o reconhecimento das habilidades individuais de cada aluno. Os treinamentos envolvem resolução de questões específicas de provas, além de habilidades como raciocínio lógico, capacidade estratégica e interpretação das questões.
Conheça as Olimpíadas que a Escola participa:
- Olimpíada Canguru de Matemática
- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA
- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP
- Olimpíada Nacional de Ciências – ONC
- Olimpíada Nacional de Eficiência Energética – ONEE
- Olimpíada Brasileira de Química
- Olimpíada Nacional de História
- Olimpíada Brasileira de Física
SUCESSO ESTÁ NO RESULTADO
Em 2023:
OLIMPÍADA CANGURU DE MATEMÁTICA – 49 medalhas
02 medalhas de Ouro
15 medalhas de Prata
11 medalhas de bronze
21 Honra ao Mérito
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA – 23 medalhas
10 medalhas de Ouro
08 medalhas de prata
05 medalhas de bronze
E ainda: 14 alunos classificados para as seletivas da etapa Internacional.
RUMO À ETAPA INTERNACIONAL DA OBA
14 alunos das Unidades Ambiental e Leste – obtiveram média para participarem da seletiva da etapa Internacional da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica 2024!
Os estudantes selecionados da Dinâmica participarão dos Treinamentos de 2024, que irão compor as equipes brasileiras para disputa das seguintes Olimpíadas:
XVII – International Olympiad on Astronomy and Astrophysics – IOAA
XVI Olimpiada Latinoamericana de Astronomía y Astronáutica.
A OBA é uma competição que reúne alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e é organizada desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB, pela Agência Espacial Brasileira – AEB e pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações.
Parabéns aos alunos pelo esforço e dedicação fundamentais em conquistas como essas!
E parabéns à nossa equipe pedagógica envolvida neste processo de aprendizagem, que leva a resultados acadêmicos tão importantes!
Coordenação: Luciana Seemann e Jorge Nogared Cardoso.