Dinâmica Bilingual School

Tradição que inova. Educação que transforma.

Com 46 anos de história, a Dinâmica Bilingual School é uma escola inovadora e plural, comprometida com uma educação integral, que vai muito além do conteúdo. Prepara seus alunos para os desafios da vida, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais como autonomia, pensamento crítico, inteligência emocional e espírito colaborativo.

Aqui, o conhecimento nasce da experiência, da investigação e da curiosidade. O aluno é protagonista do próprio processo de aprendizagem.Os professores são mediadores do conhecimento e compartilham do processo de ensino-aprendizagem, comprometidos em instigar os alunos a “aprender a aprender”.

Outro diferencial são os espaços físicos idealizados como “terceiros educadores”. A Dinâmica investe em espaços pensados com intencionalidade e organizados de forma a tornar o aprendizado ativo, oferecendo diferentes possibilidades e materiais que enriquecem esse processo. O espaço interage, modifica-se, toma forma de acordo com projetos de interesse, sequências investigativas e experiências, num diálogo constante entre a arquitetura e a pedagogia.

Cada etapa da jornada escolar tem como foco a construção do conhecimento criado a partir do processo ativo de interagir com o mundo, o que estimula o estudante a aprender ainda mais e a desenvolver todo o seu potencial acadêmico e pessoal.

Nossa História

A trajetória da Dinâmica Bilingual School começou com o sonho de duas educadoras visionárias, movidas pelo desejo de transformar a educação. No final dos anos 70, Angela Duarte Silveira Diener e Maria Aparecida Diener Gentil, com a colaboração de Maria Gorete Azevedo, uniram esforços para criar uma escola que conectasse conhecimento à vida real, aprendizagem ao propósito.

Assim, em 20 de novembro de 1978, nascia a Dinâmica — no coração de Florianópolis — com uma iniciativa inovadora para a época: formar estudantes por meio de uma proposta pedagógica construtivista, com foco na experiência do estudante, valorizando suas habilidades individuais e possibilitando que cada um se tornasse protagonista do próprio aprendizado.

Já no final dos anos 70, a Dinâmica demonstrava estar orientada para o futuro, antecipando práticas pedagógicas que, hoje, décadas mais tarde, se consagram como referência no Brasil e no mundo.

O olhar individualizado, o aprender fazendo e o desenvolvimento de competências socioemocionais, há mais de 45 anos sendo referenciais pedagógicos na Dinâmica, hoje são reconhecidos internacionalmente como essenciais para uma educação transformadora e conectada com os desafios do século XXI.

As filhas da sócia-fundadora Angela, Roberta e Carolina Diener (in memoriam), herdaram o mesmo amor pela Educação e deram continuidade ao sonho de expandir a escola e seu exclusivo fazer pedagógico. Com o mesmo espírito inovador, lideraram a construção de mais três Unidades: Jurerê, Primavera e Leste. Atualmente, a Dinâmica está presente em toda a Ilha de Santa Catarina, sob direção compartilhada por Angela e Roberta Diener e direção pedagógica de Maria Aparecida Diener Gentil.

Missão, Visão e Valores

Por meio de uma educação que vivencia e valoriza o desenvolvimento integral, formamos indivíduos autônomos, críticos e confiantes — com habilidades e competências que os acompanham em todas as fases da vida e os preparam para atuar com propósito em qualquer lugar do mundo.

Ser referência em Santa Catarina, até 2035, como uma escola de educação integrativa, que torna o aprendizado visível e aplicável, desenvolve o pensamento estruturado e forma indivíduos preparados para aprender com propósito e agir com consciência em cada etapa da vida.

Empatia – Valorizamos atitudes de escuta, sensibilidade e respeito às experiências do outro em todas as nossas relações.
Escuta ativa – Praticamos a escuta atenta e genuína, que acolhe, compreende e valoriza as vozes da comunidade escolar.
Ética – Agimos com integridade e responsabilidade em todas as decisões, refletindo nossos valores no cotidiano.
Respeito – Construímos relações de confiança e consideração com todos os que fazem parte do nosso ecossistema escolar.
Solidariedade – Incentivamos gestos de empatia e colaboração que fortalecem a convivência e o bem comum.
Transparência – Mantemos uma comunicação clara e acessível, promovendo relações baseadas na confiança e no diálogo.

Dinâmica Bilingual School

Aprender com Propósito,
Ensinar com Coração

Na Dinâmica Bilingual School, inovação e excelência caminham juntas. Nossos processos pedagógicos são continuamente atualizados, incorporando metodologias ativas, tecnologias educacionais e práticas baseadas em evidências — sempre integrados a uma proposta pedagógica sólida, construída ao longo de quase 47 anos de história. Tradição e inovação asseguram uma formação consistente, relevante e preparada para os desafios de um mundo globalizado.

Investimos de forma contínua na formação e capacitação da equipe docente, com programas de desenvolvimento profissional que garantem práticas atualizadas, alinhadas ao que há de mais moderno em educação e às necessidades de cada etapa do desenvolvimento dos estudantes. Além disso, a Escola conta com o Centro de Excelência – Realize, que atua na formação e na atualização das equipes, garantindo a coerência da prática pedagógica diária com ao Método Dinâmica.

Educar é preparar para o amanhã. Por isso, cultivamos habilidades essenciais para a formação de indivíduos do século XXI, como autonomia, pensamento crítico, empatia e criatividade. Nosso compromisso vai além dos resultados acadêmicos: formamos cidadãos conscientes, preparados para atuar com ética e responsabilidade em uma sociedade em constante transformação, sempre com o olhar voltado para um futuro mais humano e sustentável.

Na Dinâmica Bilingual School, acreditamos que o ambiente também ensina.

Por isso, cada espaço é pensado como um terceiro educador — num convite à curiosidade, à investigação e à conexão entre os alunos.

A Escola investe em espaços pensados com intencionalidade e organizados de forma a tornar o aprendizado ativo, oferecendo diferentes possibilidades e materiais que enriquecem esse processo.O espaço interage, modifica-se, toma forma de acordo com projetos de interesse, sequências investigativas e experiências, num diálogo constante entre a arquitetura e a pedagogia.

Outro aspecto que diferencia e chama a atenção nos espaços são as Paredes de Aprendizagem. Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, as paredes das salas de aula evidenciam o percurso de aprendizagem das turmas, valorizando a construção do conhecimento de forma ativa, reflexiva e bilíngue.

A partir da abordagem do pensamento visível, mediada pelos professores, as paredes registram hipóteses, reflexões, imagens e perguntas que revelam o processo de investigação e o planejamento coletivo desenvolvido dentro e fora de sala de aula pelas turmas. A estratégia evidencia a participação ativa dos estudantes na construção do saber.

Nossas Unidades

Conheça nossas 5 Unidades bilíngues, estrategicamente localizadas para atender toda a Ilha.

Ambiental

Centro

Jurerê

unidade-primavera-page-new-final

Primavera